Professor deve ser promovido por mérito

AssCom Alex Canziani
27 de Fevereiro de 2010 - 17:47 h

O deputado Alex Canziani (PTB-PR), membro da Comissão de Educação, defende a promoção dos professores por mérito. “Sou francamente favorável a isso, o professor que se dedica, que procura dar uma melhor aula, deve ser tratado de forma diferente, para incentivá-lo. Temos que valorizar aqueles que lutam por uma Educação de qualidade”, disse Canziani, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional.

O Governo pretende avançar em três questões na Educação: ter um modelo de valorização do magistério que inclua um debate sobre avaliação dos professores, melhorar a qualidade do ensino mé;dio e integrar programas voltados à primeira infância, para atender crianças de até; 3 anos. “Temos que viabilizar uma progressão em que aqueles que se dedicarem mais terão melhores salários, afirma Alex Canziani.

Foi criado, pelo Governo, a Plataforma Freire para oferecer cursos de formação inicial continuada em universidades públicas. Segundo o MEC, é preciso elaborar uma carreira que leve em consideração o mérito, e negociar com a categoria como aferir isso de maneira a considerar o esforço do professor. “Sou entusiasta dessas idéias e também defendo o ensino de qualidade já na primeira infância, para que tenhamos jovens bem preparados para o ingresso nas universidades e, consequentemente, profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, disse Canziani.

De acordo com o MEC, não há ainda no país uma cultura de balanço de desempenho do professor após três ou quatro anos da admissão, antes da sua efetivação na carreira.

Alex Canziani reitera a importância de o Governo valorizar o professor.”Valorizar a profissão de professor é; de fundamental importância para o crescimento do país”, disse.