Apucarana conquista R$8,5 mi para desvio

AssCom Alex Canziani
20 de Fevereiro de 2010 - 12:21 h

 

Em solenidade no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, o coordenador da Bancada Federal do Paraná, deputado Alex Canziani (PTB), entregou ontem ao prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), a emenda parlamentar de bancada de R8,5 milhões que assegura o início das obras do desvio ferroviário, tão logo esteja concluído o projeto executivo de engenharia. “O povo de Apucarana agradece a toda a bancada paranaense por defender este pleito para a cidade. Uma vez viabilizada, esta será uma obra que vai trazer qualidade de vida, desenvolvimento, segurança e muita alegria para todos”, disse João Carlos.

O prefeito traçou um histórico de todos os passos que o projeto já atravessou. “Os governantes passam, mas a cidade continua. Os trâmites para tirar efetivamente os trilhos da área urbana tiveram início na gestão do padre Valter que, com o assessoramento dos representantes do Paraná em Brasília, em especial a do Deputado Alex, estou tendo a felicidade de dar sequência. Sabemos que é; um processo de longa duração, por isso é; importante que jamais deixemos que ele pare de caminhar”, frisou o prefeito de Apucarana.

Juntamente com a boa notícia da emenda coletiva, o coordenador da bancada paranaense na Câmara Federal fez um outro importante comunicado. “Fiquem todos atentos ao dia 23 de março. Neste dia será lançado pelo Governo Federal o PAC 2 (uma segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento), que vai conter as obras prioritárias para os próximos anos. Se conseguirmos incluir o restante que precisa para o desvio – cerca de R$120 milhões – será certamente a maior conquista e a certeza de que o sonho estará concretizado em realidade, onde tiraremos em definitivo a divisão que hoje existe na cidade em função da linha fé;rrea”, disse Canziani.

O parlamentar paranaense salientou que, juntamente com o prefeito João Carlos de Oliveira, já manteve reuniões neste sentido com os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil), e també;m com a presidente do PT/PR, Gleisi Hoffmann. “Fiquem todos na torcida, não podemos comemorar nada antecipadamente, mas a questão efetivamente está caminhando”, complementou Canziani.

A solenidade que marcou a chegada da emenda parlamentar coletiva de R$8,5 milhões foi prestigiada por autoridades locais e també;m pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly. Devido a outros compromissos previamente agendados, os deputados federais André; Zacharow e Alfredo Kaefer enviaram representantes. A mesa de honra do evento foi composta ainda pelo presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Mauro Bertoli, diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Lara Torres e pelo secretário Municipal de Infraestrutura Urbana, Herivelto Moreno.

DNIT LIBERA EDITAL – A Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) aprovou no início de fevereiro a minuta do edital de concorrência pública para que Apucarana possa licitar a contratação de uma empresa, especializada na elaboração do projeto executivo de engenharia, visando a construção de um contorno ferroviário no município. O serviço será financiado com a emenda parlamentar de R$2 milhões, conquistada pelo deputado federal Alex Canziani, mais R$400 mil de contrapartida da prefeitura.

Com previsão de durar um ano após contratação, a elaboração do projeto executivo de engenharia contempla estudos de traçado, topográficos, geológicos, hidrológicos, geoté;cnicos, ambientais e de licenciamento, solução das interferências e projetos geomé;tricos, de terraplanagem, drenagem, desapropriação, superestrutura ferroviária, alé;m de realização de orçamentos, custos, especificações complementares e plano de execução das obras. “Vai ser possível sabermos exatamente o traçado que terá que ser respeitado e as possíveis indenizações”, finaliza o prefeito João Carlos de Oliveira.

A transposição da linha fé;rrea, com a realização de um contorno, foi apontada como a saída ideal para o trecho que corta Apucarana por um estudo concluído no final do ano passado, pela Vega Engenharia e Consultoria Ltda., de Curitiba, que avaliou o impacto sócio-econômico, ambiental e financeiro.

Uma vez viabilizado, o desvio da linha fé;rrea da cidade acabaria com os acidentes, contribuiria para o desenvolvido econômico e encurtaria o trajeto do trem em 12,8 quilômetros. O projeto deve contemplar viadutos, passagens de nível e todos os elementos de aprimoramento necessários.

Pelo diagnóstico, a estação central e o pátio de manobras da Barra Funda serão transportados para a região do Distrito de Vila Reis. O novo trajeto circundará a cidade, sendo necessária a execução de 10 quilômetros pela região Leste (proximidades da Nortox, passando pelo Parque da Raposa até; a nova estação da Vila Reis) e 15 quilômetros pela região Sul (proximidades do Distrito de Pirapó, passando pelo Contorno Sul até; a Vila Reis). O novo trajeto será praticamente todo em área rural, sendo necessária a desapropriação dos 30 metros correspondentes à faixa de domínio.

Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), somente na área urbana existem hoje cerca de 20 quilômetros de trilhos. Em muitos trechos a cidade é; dividida em duas, prejudicando a passagem de veículos e pedestres.

ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE APUCARANA