CCJ aprova fim do fator previdenciário

AssCom Alex Canziani
19 de novembro de 2009 - 16:50 h

 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta semana o fim do fator previdenciário, mé;todo usado atualmente para calcular o valor de aposentadorias reduzindo o seu valor. A votação foi por consenso, mas o Governo já adianta que pretende mudar o texto em plenário para incluir um novo cálculo.

O deputado Alex Canziani, que é; favorável às demandas dos aposentados, disse que uma das bandeiras do PTB é; votar pelo fim do fator previdenciário. “É uma injustiça o que vem a acontecendo com nossos aposentados, eles trabalharam a vida inteira, têm grande participação no crescimento do país e agora é; o momento de reconhecermos o esforço e dedicação deles”, afirma.

O parlamentar paranaense lembrou ainda que o fator previdenciário foi criado em 1999 no Governo FHC com o objetivo de reduzir os benefícios de quem se aposenta antes das idades mínimas, ou obrigá-los a trabalhar mais tempo.

O mecanismo leva em conta quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de vida. A lógica é;: quanto menor a idade na data da aposentadoria e maior a expectativa de sobrevida, menor o fator previdenciário e, portanto, menor o benefício recebido. Quanto mais velho e quanto maior for o tempo de contribuição do trabalhador, maior será o valor da aposentadoria a que ele terá direito.

 
Ouça aqui a opinião do deputado Alex Canziani.