Sorteio do Projeto Conhecer nesta 6ª

AssCom Alex Canziani
10 de novembro de 2009 - 17:26 h

 

Ainda neste ano o Governo federal deverá viabilizar recursos para aplicar em projetos especiais na área de segurança pública. É o que assinalou hoje à tarde o ministro da Justiça, Tarso Genro, durante a solenidade de assinatura do convênio entre o Governo e o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública de Londrina e Região (Cismel), que congrega nove municípios (Londrina, Cambé;, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Rolândia, Tamarana, Sertanópolis e Arapongas). O evento aconteceu na Prefeitura de Londrina e contou com autoridades municipais, estaduais e federais, diante de mais de 400 presentes.

O valor a ser liberado ainda não foi estipulado porque depende do projeto a ser apresentado pelo Consórcio e aprovado pelo Ministé;rio. “Temos que correr contra o tempo, mas acho que vamos conseguir”, declara o presidente do Cismel, prefeito de Rolândia Johnny Lehmann (PTB). “Para o ano que vem apresentaremos novos projetos para viabilizar recursos mais vultosos.”

As verbas são referentes ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), primeiro programa de segurança pública instituído no Brasil que atua na prevenção e repressão da violência e que divide responsabilidades entre municípios, Estados e União.

O convênio com o Ministé;rio só foi possível com a concretização do Cismel, que assim transformou-se no primeiro consórcio intermunicipal a aderir ao Pronasci no país.

Para viabilizar o consórcio e até; mesmo o convênio com o Pronasci, o deputado federal Alex Canziani (PTB) articulou um encontro de prefeitos da região com o ministro Tarso Genro, dia 28 de abril, em Brasília.

“Sempre considerei a segurança um dos maiores problemas do país e da própria região de Londrina. As estatísticas mostram que a criminalidade na região tem crescido assustadoramente”, avalia o deputado, que acredita no incremento do combate à violência atravé;s dos investimentos do Pronasci.

No encontro dos prefeitos na Capital federal, Canziani havia liderado a comitiva junto com o prefeito interino de Londrina, José; Roque Neto (PTB). Do encontro també;m esteve como convidada a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia. “A união de todos foi importante para garantir o convênio”, salientou Canziani.

MAIS INFORMAÇÕES:

RML será incluída no Pronasci