O deputado Alex Canziani (PTB) em discurso nesta terça, 6, no plenário da Câmara, abordou a questão da saúde bucal no Brasil.
“O brasileiro sempre sofreu muito com problemas bucais”, disse ele. “Os governos passados pouco fizeram pela população, que não pode pagar um tratamento dentário. Mas essa realidade vem mudando com o programa do governo federal ‘Brasil Sorridente’, que reúne uma sé;rie de ações em saúde bucal, voltadas para cidadãos de todas as idades. Esta é; a primeira vez que o Governo criou uma política de saúde bucal para a população. Isso se deve ao comprometimento do executivo com a redução das desigualdades e com a construção de uma política de inclusão social”, discursou.
Canziani divulgou que à frente deste programa está o sanitarista, professor, pesquisador e també;m paranaense Gilberto Pucca. “Vale destacar que o principal objetivo do Brasil Sorridente é; mudar a realidade de parte da população brasileira, que não tem acesso à escova de dente com regularidade, o que provoca cárie e doença periodontal, um problema de saúde pública.”
Ainda de acordo com o parlamentar paranaense, o Programa já instalou mais de 1.200 consultórios odontológicos completos. Alé;m disso, este ano o Ministé;rio da Saúde autorizou a instalação de consultórios odontológicos para as novas Equipes de Saúde Bucal (ESB), de qualquer porte, e estabeleceu que novas equipes podem ser credenciadas em locais onde exista apenas Agentes da saúde bucal.
O Ministé;rio previu, també;m para este ano, a distribuição de 40,6 milhões de kits de saúde bucal (pasta de dente e escova) em todo o Brasil. “Então concluímos que a Política do Brasil Sorridente aponta, fundamentalmente, para a ampliação e qualificação da atenção básica, possibilitando o acesso a todas as faixas etárias e a oferta de mais serviços, assegurando atendimentos nos níveis secundário e terciário de modo a buscar a integralidade da atenção, alé;m da equidade e a universalização do acesso às ações e serviços públicos de saúde bucal”, destacou Canziani.
</?xml:namespace>
Agência Trabalhista de Notícias