O Congresso Nacional comemorou nesta semana o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Té;cnico e o centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), discursou na tribuna do Senado e destacou a importância das instituições de ensino té;cnico.
Alex Canziani ressaltou a historia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que completa 100 anos. Canziani lembrou que a trajetória da instituição teve inicio pelo então presidente Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909. No Paraná, a inauguração foi em 16 de janeiro de 1910, em Curitiba.
O parlamentar disse ainda para o plenário do Senado, lotado, que a intenção do presidente era nobre: “ele queria garantir a meninos de rua e adolescentes de famílias muito pobres qualificação para que pudessem trabalhar”.
Tudo começou como uma escola de aprendizes artífices, que formava sapateiros, alfaiates e marceneiros. Inicialmente, havia 45 alunos.
Canziani terminou seu discurso afirmando que os jovens que estudam na Universidade Tecnológica Federal já saem prontos para o trabalho, e as empresas buscam os alunos antes mesmo de estarem formados.