Um estudante do ensino mé;dio, na faixa entre 16 e 22 anos, també;m pode ser deputado. Isso mesmo: é; o projeto “Parlamento Jovem Brasileiro”, que a Câmara Federal realiza todos os anos como prática de cidadania e participação popular.
Para ajudar na divulgação do projeto, o deputado federal Alex Canziani (PTB), membro da Comissão de Educação da Câmara, reuniu neste sábado de manhã 26 diretores, professores e representantes de escola em seu escritório regional, em Londrina, ocasião em que explicou a sistemática da promoção. “Esta será a sexta edição do projeto e estamos dispostos a colaborar. Se queremos contribuir para uma política melhor no país, é; importante a participação do jovem”, ressaltou o parlamentar.
O QUE É – O Parlamento Jovem é; um programa da Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) que proporciona o exercício da cidadania e oportuniza o conhecimento da rotina dos trabalhos legislativos e a representação política. Alé;m disso, propicia a participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.
“Os alunos interessados devem elaborar projetos de lei nas áreas de Agricultura e Meio Ambient Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo”, explica Alex Canziani.
COMO PARTICIPAR – Para participar, o interessado deverá estar matriculado e frequentando regularmente o terceiro ano do ensino mé;dio, ter entre 16 e 22 anos de idade e não pode ter participado de nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.
A inscrição poderá ser feita na própria escola, e a seleção será feita conforme crité;rios a serem estabelecidos pela Secretaria Estadual de Educação, levando em consideração a qualidade dos projetos de lei a serem apresentados pelos concorrentes.
O Paraná vai selecionar cinco “deputados jovens”, com o resultado sendo divulgado no dia 26 de outubro na página do Parlamento Jovem Brasileiro, atravé;s do site: http://www.camara.gov.br.
DESPESAS PAGAS – O Estado mandará os seus selecionados para a Câmara Federal, em Brasília, no período de 9 a 13 de novembro, ocasião em que será instalado o Parlamento Jovem Brasileiro.
Todas as despesas referentes à promoção serão por conta da Câmara, como transporte aé;reo; traslados aeroporto/hotel/aeroporto; traslados interno durante o evento; e despesas referentes a acomodações, alimentação e eventuais problemas.
Até; mesmo a vestimenta ou traje oficial deverá ser seguido à risca: os homens terão que usar paletó e gravata e as mulheres, saia ou calça comprida e blazer.