Para deputado Alex Canziani (PTB), o provável acordo feito entre oposição e governistas no Senado, para colocar fim à crise que se arrasta desde o inicio do ano, é; a pior das soluções. Na avaliação do parlamentar, esse tipo de arranjo contribui para denegrir ainda mais a imagem do Congresso Nacional.
Alex Canziani afirma que o melhor seria se todas as denúncias fossem apuradas e, havendo culpados, estes deveriam ser punidos, até; mesmo com a cassação de mandato.
Ainda segundo o deputado, esta saída para a crise, alé;m de lamentável, afeta toda a classe política, uma vez que a opinião pública julga todos por aqueles que estão envolvidos nas denúncias de emprego de funcionários fantasmas, de familiares e uso de dinheiro público para pagamento de despesas pessoais.
Quando a crise parecia arrefecer, té;cnicos do Senado descobriram mais 468 atos secretos. Eles foram criados há cerca de dez anos, quando o presidente do Senado era Antonio Carlos Magalhães (DEM), para nomeações, demissões e gratificações, sobretudo de parentes e afilhados políticos dos parlamentares.
A crise na Casa recrudesceu quando a imprensa divulgou a descoberta de mais 660 atos secretos.