O deputado federal Alex Canziani (PTB), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, destaca a importância da redução da taxa de juros do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
O Ministro da Educação Fernando Haddad disse à Comissão, na última quarta-feira, que o presidente Lula determinou a redução da taxa de juros do Fies de 6,5% para 3,5%. O ministro pediu aos deputados que aprovem um projeto que tramita em regime de urgência na Casa sobre a redução no valor do financiamento.
Pela proposta, també;m pessoas que se formarem em cursos de licenciatura e derem aula em escolas da rede pública terão 1% do valor da dívida abatido para cada mês trabalhado. Com isso, a quitação se daria depois de 8 anos e 4 meses trabalhados.
O projeto prevê que o próximo ciclo de financiamento do Fies seja online. O estudante poderá a qualquer dia acionar o financiamento. Segundo o ministro, o objetivo é; diminuir a inadimplência.
Alex Canziani disse que vai trabalhar para agilizar a votação do projeto na Câmara. Para o deputado, toda a ação para facilitar o acesso dos alunos ao sistema de educação é; bem vinda. O parlamentar reitera que a educação é; o principal pilar para o desenvolvimento de um país.