O deputado federal Alex Canziani (PTB) não é; favorável à eleição por meio da lista fechada, onde os eleitores votam no partido e não no candidato. Para ele, o eleitor quer escolher o seu representante e não ser obrigado a votar numa lista escolhida pelos partidos. O deputado també;m critica a proposta do financiamento público das campanhas.
A lista fechada é; um dos principais pontos da Reforma Política. Outro ponto é; o financiamento das campanhas com dinheiro público. Para o deputado, mesmo com dinheiro público as campanhas continuariam recebendo dinheiro de empresas privadas e atravé;s de ‘caixa dois’. Alex Canziani defende o financiamento privado e transparente.
ADIADA – A Reforma Política, que seria votada neste semestre, foi adiada por falta de acordo. Para Alex Canziani, a Câmara agiu de acordo com a vontade do povo ao adiar a votação desses itens.
O texto da Reforma Política está na pauta desde 1990. Encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça uma proposta sugerindo que os parlamentares eleitos em 2010 sejam responsáveis por convocar uma nova reforma política, específica para tratar da revisão do sistema eleitoral.