O Ministé;rio da Justiça vai incluir a Região Metropolitana de Londrina no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o que possibilitará o encaminhamento de recursos para investimentos na área de segurança.
A decisão de incluir a RML partiu do próprio ministro Tarso Genro, em uma audiência agendada no Ministé;rio pelo deputado federal Alex Canziani. Participaram do encontro, realizado terça-feira à tarde, seis dos oito municípios da Região, dentre eles os prefeitos de Londrina, Ibiporã, Rolândia e Sertanópolis.
O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estraté;gias de ordenamento social e segurança pública. Entre os seus principais eixos destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá em todo o país R$ 6,707 bilhões até; o fim de 2012.
VIOLÊNCIA – Segundo Alex Canziani, os municípios precisam das ações do Pronasci porque a população vem sofrendo com a violência, que recrudesce nas cidades. O deputado destacou o resultado de uma pesquisa feita em Londrina, que apontou a segurança como a principal preocupação da sociedade na região.
Os prefeitos presentes ressaltaram que já têm os projetos para a implantação do programa do governo federal. O Ministé;rio da Justiça propôs um consórcio, ou um pólo regional representado pelos municípios, para que as propostas tenham um objetivo comum, o de atender às exigências do Pronasci.
O Ministé;rio quer també;m que os municípios elaborem um diagnóstico da região, apontando os principais problemas relacionados à criminalidade. De acordo com os prefeitos, as drogas estão intimamente ligadas à violência na região.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que estava satisfeito com a visita dos representantes paranaenses e salientou que as prefeituras terão que apresentar os projetos com as reivindicações para que o programa seja de fato implantado.
O deputado Alex Canziani acredita que até; o final deste ano os municípios deverão receber os recursos do Pronasci. “As ações do programa vão derrubar os índices de criminalidade em Londrina e região”, assegurou.