ProInfo pode informatizar escolas municipais

AssCom Alex Canziani
22 de Abril de 2009 - 16:28 h

 

Um grupo de prefeitos e secretários municipais de Educação do Norte do Estado estará em Londrina, nesta sexta-feira (24), participando de uma reunião de trabalho com um té;cnico do Ministé;rio da Educação para tratar da implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), da Secretaria Nacional de Educação à Distância (SEED). O encontro, às 9h30 no Hotel Sumatra, é; promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, atravé;s do seu presidente, deputado federal Alex Canziani (PTB).

 
O ProInfo é; um projeto do SEED/MEC que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação. Cerca de dez milhões de alunos da educação básica de todo o país serão beneficiados este ano com a entrega de 26 mil laboratórios de informática. O número representa a expansão do projeto, cuja meta é; atender todas as escolas públicas urbanas até; 2010.
 
Segundo Alex Canziani, que també;m é; membro da Comissão de Educação da Câmara, os convidados deverão trazer o Termo de Adesão ao programa, devidamente preenchido, para que o pleito seja formalizado. O parlamentar paranaense vai gestionar a implantação do projeto nos municípios interessados.
 
INVESTIMENTOS – De acordo com o Ministé;rio da Educação, serão distribuídos 19 mil laboratórios de informática em escolas urbanas. Para isso, o MEC investiu R$ 293 milhões. Cada laboratório será composto por um servidor multimídia, sete microcomputadores, 16 terminais de acesso, nove estabilizadores, uma impressora laser/led e um roteador wireless (internet sem fio). Está previsto ainda o fornecimento de um computador para a administração das escolas.
 
Para as escolas rurais, foram investidos R$ 23,960 milhões na aquisição de sete mil laboratórios. Cada laboratório é; composto por um microcomputador e cinco terminais de acesso compostos por um monitor, um teclado, um mouse, fones de ouvido e uma entrada USB, alé;m de um estabilizador e de uma impressora.
 
Segundo o secretário de Educação à Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, com a adoção de multiterminais foi possível diminuir o custo dos laboratórios e també;m garantir maior durabilidade dos equipamentos.
 
Alé;m de serem entregues e instalados nas escolas, os equipamentos terão suporte e garantia de 36 meses. Todos deverão ser compatíveis com a nova versão do sistema operacional Linux Educacional 3.0, software livre elaborado pelos servidores do ministé;rio especialmente para atender às escolas públicas do Brasil, com conteúdos pedagógicos pré;-selecionados.
 
PARCERIAS – O ProInfo é; resultado de ampla parceria entre governo federal, estados e municípios. Sendo assim, para aderir ao programa e escolher as escolas que serão beneficiadas por ele, é; necessário seguir três etapas: enviar termo de adesão, efetuar cadastro e selecionar escolas.
 

Mais informações no (43) 3339-2001 ou no (61) 3215-5842.