A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Turismo do Congresso Nacional, a Confederação Nacional do Comé;rcio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sesc e o Senac promoveram nesta quarta-feira um café; da manhã para o lançamento dos “Anais do X Congresso Brasileiro da Atividade Turística”. A publicação, de 110 páginas, traz o registro completo dos painé;is e debates da última edição do evento, realizado em novembro de 2008.
O tema do 10º Congresso foi as oportunidades e desafios para o setor com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O documento consolida as reivindicações de 21 associações e sindicatos participantes da Câmara Brasileira do Turismo da CNC e entidades representativas de diferentes subcategorias da economia turística. O deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar do Turismo, destacou a importância da parceria entre Legislativo, Executivo e a sociedade para o avanço no setor de turismo.
De acordo com a avaliação do deputado, o setor não terá grandes prejuízos por conta da crise financeira. O Ministro interino do Turismo, Mário Moysé;s, elogiou o discurso de Canziani e o trabalho do Congresso Nacional para o desenvolvimento do turismo.
Segundo o ministro, a crise mundial deve afetar ainda mais o país, mas ele acredita que o turismo continuará crescendo. Durante o evento, també;m foi lançado o Livro “Comentários à Lei Geral do Turismo e Proposições Legais para o Incremento do Turismo no País”.
A obra foi escrita pelo presidente da Federação Nacional de Hoté;is, Restaurantes, Bares e Similares,e Diretor da CNC, Norton Luiz Lenhart, e pela advogada Lirian Sousa Soares Cavalhero. O trabalho apresenta um breve histórico normativo do setor, analisa os artigos que compõem a Lei Geral do Turismo e sugere novas normas que possam incrementar o turismo no Brasil.