Prefeitos da Região Metropolitana de Londrina pretendem propor, em conjunto, projetos ligados à área de segurança pública, com o objetivo de conseguir recursos junto ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), órgão do Ministé;rio da Justiça, cujo secretário executivo, Ronaldo Teixeira, tem reunião marcada, em Londrina, no próximo dia 27. Ontem pela manhã, representantes dos municípios estiveram reunidos no Hotel Sumatra, com objetivo de estabelecer crité;rios para a apresentação de propostas que visem um programa regional de segurança.
“Entendemos que as questões de segurança pública são comuns aos municípios da região. Por isso temos de apresentar projetos que possam trazer soluções para todos, e não isoladamente”, afirmou o prefeito de Londrina, José; Roque Neto, “padre Roque”. De acordo com ele, na recente viagem que fez à Brasília conheceu o funcionamento do Pronasci, e a possibilidade do município conseguir dinheiro federal para questões de segurança pública.
Padre Roque falou da necessidade de que os oito municípios da Região Metropolitana de Londrina estejam unidos na apresentação desses projetos porque, segundo ele, não adianta resolver o problema em Londrina e, Cambé;, por exemplo, continuar tendo problemas, porque isso irá refletir aqui na cidade. “Queremos que, no dia 27, quando o Ronaldo Teixeira estiver aqui, já possa avaliar nossos planos e acenar positivamente com a liberação de recursos”, disse o prefeito.
A reunião foi articulada pelo presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, Paulo Renato Mattiuz de Carvalho; pelo coordenador de Segurança Pública do Município, Pedro Marcondes; e pelo deputado federal Alex Canziani (PTB). També;m participaram do encontro a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia; o prefeito de Cambé;, João Pavinato; o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann; o vice-prefeito de Tamarana, Élio Brás; representantes de Bela Vista do Paraíso, o delegado-chefe de Londrina, Sé;rgio Barroso e representantes das demais forças policiais da cidade.
O deputado federal Alex Canziani assumiu o compromisso de intermediar, em Brasília, os contatos para que efetivamente os municípios possam receber recursos para a área de segurança pública. “Sabemos que o Pronasci libera recursos para montagem de Guarda Municipal e até; para projetos de iluminação pública, que possa interferir na melhoria da segurança do cidadão”, explicou o deputado.
Ficou decidido que os prefeitos deverão entregar previamente as propostas de cada município, para que numa reunião marcada para o próximo dia 26, vé;spera da vinda do secretário do Pronasci a Londrina, seja feita uma triagem e a busca de consenso nas propostas. A reunião, em Londrina, com o secretário executivo do Pronasci, está marcada para o dia 27, às 9h, no Hotel Sumatra.
(NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO/PML)