O prefeito de Londrina, José; Roque Neto, “padre Roque”, lançou hoje o projeto de Educação em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino da cidade. O lançamento foi durante assinatura de um termo de cooperação té;cnica com a Prefeitura de Apucarana, que contou com a presença do vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB), do secretário municipal de Educação de Londrina, Dirceu Vivan; do secretário municipal de Apucarana, Cláudio Aparecido Silva; do consultor educacional e ex-prefeito de Apucarana, Valter Pegorer, e do presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Tamura (PSB).
De acordo com Padre Roque, a meta do projeto é; atingir 15% do total de alunos da rede municipal, que hoje é; de cerca de 26 mil. A primeira unidade que poderá ter a totalidade dos alunos incluídos é; a Escola Municipal Elias Kauam, no conjunto Novo Amparo. “Quero deixar minha marca na Educação de Londrina. Estamos lançando hoje o projeto de implantação da Educação em Tempo Integral. O futuro estará garantindo se a educação for prioridade, e mais importante, uma educação que amplia horizontes e abre oportunidades”, afirmou o prefeito.
O deputado federal Alex Canziani cumprimentou o prefeito e o arrojo do projeto, ressaltando que o município tem uma equipe competente de servidores na Educação. “Sabemos que não podemos implantar Educação em Tempo Integral em todas as escolas, e de uma vez só. Mas a competência dos servidores da Educação, e a assessoria da Prefeitura de Apucarana e do ex-prefeito Valter Pegorer, vai garantir o sucesso do projeto”, disse.
O consultor educacional, Valter Pegorer, que irá trabalhar gratuitamente no projeto, explicou que a Educação em Tempo Integral em Apucarana foi implantada em 2001, e hoje atinge a totalidade da rede de ensino daquele município. “Educação é; muito mais que transmissão dos conhecimentos teóricos. É preparar as pessoas para a vida em comunidade, e isto é; o que buscamos”, garantiu.
O secretário de Educação de Apucarana, Cláudio Aparecido Silva, també;m colocou à disposição toda a estrutura do município, para que professores e educadores londrinenses possam conhecer, in loco, o projeto lá desenvolvido. O secretário de Educação de Londrina, Dirceu Vivan, explicou que o projeto lançado hoje terá implantação gradativa e poderá servir de base para ampliação pelo próximo prefeito.
També;m compareceram ao ato os vereadores Rony dos Santos Alves (PTB) e Roberto Kanashiro (PSDB); a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia; secretários municipais; diretores e servidores da Secretaria Municipal de Educação.
(NCOM/PML)