O Presidente Lula vai sancionar nesta segunda-feira o projeto de lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) para oferecer uma nova forma de ensino mé;dio integrado ao ensino profissionalizante. Será ao meio dia numa solenidade a ser realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente e do ministro da Educação, Fernando Haddad.
Quem també;m estará presente, a convite do Palácio, é; o vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Alex Canziani, que foi o relator do projeto na Câmara.
Para ele, a rede e os institutos serão importantes para alavancar os programas de capacitação profissional e tecnológica do país.
No todo serão criados 38 institutos no país, inclusive no Paraná. A Escola Té;cnica da Universidade Federal do Paraná també;m fará parte do instituto, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), única do Brasil, també;m integrará a rede, que hoje conta com 185 unidades. O Governo pretende criar 354 unidades até; 2010.
A reitoria do IFET-PR ficará em Curitiba e, fora o da Capital, há projetos para a criação de outros sete campi: Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.
Londrina, por exemplo, oferecerá cursos federais gratuitos na área de saúde (Prótese Dentária, Higiene Dental, Enfermagem, Massoterapia e Radiologia) a partir de 2009.
A escola vai funcionar num pré;dio novo construído ao lado da Associação Odontológica do Norte do Paraná e poderá atender mil alunos.