Uma comissão formada por lideranças políticas e partidárias de Londrina, incluindo deputados e senadores, deverá estar em Brasília nesta terça-feira, às 18h45, participando de uma audiência no Tribunal Superior Eleitoral, onde pretende pedir agilidade na definição do processo eleitoral, já que a candidatura do vencedor do pleito, Antônio Belinati (PP), foi cassada.
A audiência foi obtida pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), que, nesta segunda-feira de manhã, coordenou junto com o vereador Tercílio Turini (PPS) uma reunião com 18 representantes de partidos, vereadores atuais e eleitos, empresários, trabalhadores e demais convidados. O encontro, que reuniu mais de 60 pessoas na Câmara Municipal, entre eles o ex-candidato a prefeito Marcos Colli (PV), alé;m de representantes dos ex-candidatos Belinati, Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), foi convocado pelos dois justamente para tirar propostas que acabem com o impasse político criado na cidade. “Não queremos discutir o mé;rito da decisão do TSE, mas podemos fazer um movimento para pedir agilidade”, salienta Canziani.
Outra proposta tirada do encontro é; a elaboração de um documento, assinado pelos representantes dos partidos, de lideranças e da sociedade civil organizada, tratando da preocupação causada pela instabilidade política. O manifesto també;m deverá ser apresentado no TSE.
Tercílio Turini lembrou que, se for o caso, uma audiência també;m poderá ser marcada no Supremo Tribunal Federal. “O que não pode é; ficar do jeito que está”, salienta o vereador.
Canziani e Turini pretendem agilizar a audiência e a presença da comitiva o quanto antes, pois o STF entra em recesso a partir do dia 15 de dezembro.