ProUni precisa ser ampliado, diz Canziani

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani (PTB), propõe incrementar o Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Ministé;rio da Educação, para que os estudantes beneficiados pelo sistema possam ter meios melhores para terminarem seus cursos.
Canziani pretende levar a idé;ia para dentro da Frente e conversar com especialistas no assunto. “Alé;m da bolsa [de estudos] em si, é; preciso que se dê condições aos alunos de efetivamente concluírem seus estudos”, salientou Canziani, lembrando que só as bolsas não resolvem.
Estudantes carentes passam por outros problemas, como aquisição de livros, material escolar e até; de estadia, dependendo de onde estão as faculdades.
De acordo com Alex Canziani, que també;m é; vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, as propostas para as melhorias do sistema ainda serão levantadas. Segundo ele, existem mais de 400 mil estudantes dentro do ProUni realizando cursos superiores em todo o país.
Um dos aspectos que deverão ser levados em conta na proposta é; a relação do programa com o Exame Nacional do Ensino Mé;dio (Enem), promovido pelo Ministé;rio da Educação. Canziani lembra que o Enem, embora não seja obrigatório, é; essencial para a classificação do aluno e é; uma referência importante para a obtenção do ProUni.