Governo manda IFETs para Congresso

O Governo federal está encaminhando ao Congresso Nacional o projeto que cria os Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFET). A matéria deverá ser debatida e aprovada por deputados e senadores antes de ser sancionada em lei. A expectativa é de que o projeto seja aprovado ainda este ano.
Se sancionado, o projeto poderá permitir a criação de 150 escolas do gênero em todo o Brasil. Nesta fase, prevê-se inclusive sete unidades no Paraná.
Segundo o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), a vantagem do projeto é que ele reforça consideravelmente a rede de escolas técnicas já instaladas no país, como os Cefets e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. “Esses IFETs possibilitam também a realização de cursos superiores”, destaca o parlamentar paranaense, que também é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Para ele, a primeira escola a funcionar na prática ainda este ano deverá ser a de Paranaguá, que está tem uma estrutura disponibilizada para esta finalidade.
“O principal mérito dessas escolas é que ela capacita a mão-de-obra e leva mais desenvolvimento para as regiões.” Ainda de acordo com Alex Canziani, se o jovem não tem qualificação “não tem como chegar ao emprego”. Para o deputado, a própria empresa dá preferência a jovens com qualificação profissional.