PTB enquadra filiados e candidatos

O Partido Trabalhista Brasileiro avisa a seus filiados: os diretórios das cidades que tiverem segundo turno deverão encaminhar à representação estadual da legenda, 15 dias antes das suas convenções, as propostas de coligação para a participação no pleito municipal deste ano, isso caso não lancem candidaturas próprias à eleição para prefeito. O mesmo vale para os diretórios dos municípios que são sedes de emissoras geradoras de TV (onde haverá campanha eleitoral pela televisão).
A decisão do órgão estadual do PTB que homologar coligação municipal sem lançamento de candidatura própria deverá ser objeto de análise pela executiva nacional, sob pena de nulidade.
A instrução faz parte de uma recente resolução da Comissão Executiva Nacional do PTB, que também decidiu vedar o apoio de membros ou candidato do partido a candidatos de outra legenda – exceto nos casos de coligação majoritária quando o PTB não lançar candidato próprio.
“Acabou a ‘laranjice’, os nossos filiados terão que praticar a fidelidade partidária”, alertou o deputado federal Alex Canziani, presidente do PTB do Paraná, que apóia a medida baixada pelo PTB Nacional. A Comissão Executiva da Nacional fala em expulsar membros ou cassar candidaturas se estes descumprirem as decisões da legenda.
A Resolução, de número 051/2008, contendo toda a sua instrução, já está sendo encaminhada pelo PTB-PR para todos os diretórios municipais.