‘Capital do Boné’ passa por comissão

Alex Canziani comemora a aprovação hoje, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, do projeto 2.793/08 que dá a Apucarana o título oficial de “Capital Nacional do Boné”. A matéria segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa antes de ir para o Senado e para a sanção do presidente Lula.
Na CEC, o projeto foi relatado pelo deputado Frank Aguiar (PTB-SP) e aprovado por unanimidade pelos membros.
Aguiar deu parecer favorável à proposta de Canziani: “É louvável e oportuna [a iniciativa]. Criar este título, que associa oficialmente o município ao acessório que produz com excelência, é instrumento de o poder público registrar a notável atuação dos apucaranenses e de dar a esse empenho visibilidade e reconhecimento nacionais”, destacou Aguiar em seu relatório.
Canziani acredita que a lei deverá ser aprovada ainda este ano, a tempo das comemorações dos 25 anos do “Dia do Boné”, em 31 de janeiro próximo.
Com o projeto, o parlamentar paranaense quer homenagear Apucarana e suas indústrias de confecções. “Se a cidade já era a capital do boné de fato, com este projeto ela será também de direito”, resumiu.