Alex não será candidato em Londrina

O deputado federal Alex Canziani não vai se candidatar nas eleições municipais de Londrina deste ano. A decisão foi tomada hoje depois de realizar extensas consultas com lideranças políticas londrinenses e do Paraná e de ouvir a família, e acontece uma semana depois de ele ter sido eleito presidente estadual do PTB e a cerca de um mês das convenções municipais que vão decidir as candidaturas do partido.
Candidato a prefeito de Londrina na última eleição municipal, Canziani vinha amadurecendo o seu ingresso ou não como candidato já havia algum tempo. “As pessoas param a gente na rua perguntando sobre isso. Não acho justo ficar criando expectativas, então resolvi antecipar e definir de vez”, justifica o deputado.
Ele optou por realizar uma coletiva de Imprensa, hoje à tarde no Hotel Sumatra, para comunicar o fato, “até porque a própria imprensa volta e meia pergunta sobre a nossa candidatura ou não. A mídia é muito importante e a gente deve respeito a ela também”.
APELOS – Canziani disse que na sua decisão pesou bastante os pedidos dos membros do novo diretório estadual do partido, os apelos de companheiros de sua base eleitoral, sobretudo do Norte, do Médio Paranapanema, Norte Pioneiro, Vale do Ivaí, Litoral e Setentrião do Paraná, e o pedido de sua família.
O deputado tem ascensão política sobre mais de 110 municípios paranaenses, onde realiza projetos e para os quais obteve muitos recursos para a realização de obras.
“Não escondo de ninguém que tenho o sonho de um dia ser prefeito da cidade onde nasci, mas tenho que ponderar uma série de questões, principalmente as responsabilidades e a importância que temos hoje na região”, destacou. “Neste momento, vamos priorizar um projeto estadual em detrimento do municipal.”
ENSINO EM TEMPO INTEGRAL – Apesar da decisão, Alex Canziani disse que o PTB de Londrina tem condições de contribuir bastante na eleição: “Vamos buscar o melhor caminho para o partido”, destaca o recém-eleito presidente do PTB do Paraná, referindo-se a possíveis composições eleitorais. “Mas uma coisa eu digo: o nosso apoio estará condicionado ao compromisso de se implantar o ensino em tempo integral em todas as escolas públicas do município.” Membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Canziani acha que esta será a maior contribuição do PTB nestas eleições.
CONVENÇÕES – As convenções do PTB nos municípios para a definição das candidaturas, tanto para as eleições majoritárias quanto para as proporcionais, ocorrerão em datas a serem definidas entre 10 e 30 de junho, conforme o calendário eleitoral. A Executiva Nacional deliberou que os diretórios municipais estarão livres para comporem como desejar. “Não existe veto a nenhuma aliança”, emendou Canziani.
A curto prazo, Alex Canziani e a executiva estadual pretendem atuar para que o PTB se fortaleça e consiga eleger 350 vereadores e 50 prefeitos. Em 2004, o partido fez 225 vereadores e 24 prefeitos.
Além disso, Canziani quer consolidar a sigla como referência política no Estado. O deputado acredita que agora isso será possível porque ele assume o diretório estadual numa outra condição – presidente de fato e de direito –, pois até sábado ele estava como presidente de uma executiva “provisória” cuja a maioria dos membros fazia parte do grupo de oposição.