Municípios com piores Ideb receberão recursos

A melhoria do nível educacional nos municípios passa por investimentos pesados especificamente no ensino básico. É o que confirmou o deputado federal Alex Canziani (PTB), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, ao participar das comemorações do primeiro ano do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O evento aconteceu ontem, em Brasília.
Durante a solenidade, aliás, estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, mas também cerca de 1.240 prefeitos de municípios que não tiraram bons índices no “Ideb”, que mede a qualidade da educação no país. “Foram celebrados muitos convênios que vão atender milhares de municípios do nosso país”, comemora Canziani.
O deputado lembra que esses recursos ajudarão na capacitação, na infra-estrutura, aquisição de kits de informática e até de ônibus escolares.
O ministro Haddad, por exemplo, mostrou a maquete dos ônibus escolares que serão adquiridos pelos municípios via financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos próprios ou por meio de recursos previstos no orçamento federal. Os investimentos federais para a aquisição dos primeiros 513 veículos são de R$ 72,5 milhões.
Na solenidade, 496 municípios também receberam ordens de pagamento que somam R$ 363,4 milhões para a construção de 515 creches.