Lula deve receber projeto do boné

AssCom Alex Canziani
5 de Maio de 2008 - 15:13 h

O projeto de inclusão do boné como peça do uniforme escolar deve ser entregue ao presidente Luis Inácio Lula da Silva nos próximos dias. A informação foi dada durante reunião do Comitê Setorial Têxtil, na sede da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT), na capital paulista, na semana passada.

O presidente da ABIT, Aguinaldo Diniz Filho, levará o projeto para que Lula apóie essa medida. A ABIT foi escolhida pelo governo federal para montar tecnicamente o kit escolar. “O kit será composto pelo boné, camiseta e outros produtos, que a ABIT vai dizer quais características cada item deve ter”, explica Cleverson Silva, do APL Bonés de Apucarana.

Ele ressalta que a cidade pode ganhar muito com isso, pois é grande fabricante de bonés e camisetas. “Nossas empresas tem essa vocação industrial, capacidade produtiva e tecnologia”, define Cleverson. 

O kit de uniforme será entregue as crianças da 1ª a 9ª séries do ensino fundamental. O presidente da Associação das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares (Anibb), Valdenilson Vado Domingos da Costa, destaca que o governo federal pode fazer a compra dos bonés através de licitação.

Contudo, para a empresa participar do certame terá que ter uma certificação a ser definida ainda. “Esse selo já existe certificando os fabricantes de uniformes e será adaptado ao boné. Ele será um grande aliado das empresas idôneas e garantirá que a qualidade da peça fabricada no Brasil”, afirma Vado.

Na Expo Boné 2008, que acontece de 03 a 06 de junho, será apresentado -durante o Congresso do Boné- mais detalhes sobre o selo e a certificação das empresas. Segundo o presidente da Anibb, o projeto dos bonés nas escolas está na Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar da Indústria Têxtil apóia a medida. “Por isso, e com o apoio da ABIT junto ao presidente ao Lula, acreditamos que em breve o projeto entre em vigor”, diz Vado.

Trata-se do Projeto de Lei 487/2007, que tramita na Câmara e Senado Federal e que coloca o boné como parte do uniforme escolar, para os colégios municipais, estaduais e federais.

O uso do boné foi acrescentado na Lei através do deputado federal Alex Canziani (PTB). Um dos argumentos para aprovação foi o fato do boné ser uma peça do vestuário essencial para proteção das crianças dos raios nocivos do sol.

(COM SITE “O GRAMPO”)