Projeto torna Apucarana Capital do Boné

Apucarana deverá ser oficializada como a “Capital Nacional do Boné”. Um projeto de lei nesse sentido será apresentado no Congresso Nacional já nesta semana pelo deputado federal Alex Canziani (PTB). “O município já era considerado de fato [Capital do Boné], agora será de direito”, explica o parlamentar.
A matéria passará pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e depois segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Canziani acredita que a lei deverá ser aprovada ainda este ano, a tempo das comemorações dos 25 anos do “Dia do Boné”, em 31 de janeiro próximo.
Com o projeto, o deputado quer homenagear Apucarana e suas indústrias de confecções. O município, antes agrícola, mudou seu perfil econômico e é hoje pólo industrial e referência brasileira na especialidade, produzindo 4,5 milhões de unidades por mês.
A indústria local é responsável por 60% da produção de bonés no país e gera 10 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. O município tem 150 fábricas no segmento e outras 400 vinculadas. “É por isso que estamos apresentando o projeto. Nada mais justo consagrarmos Apucarana”, avalia Canziani.