UAB terá 562 pólos até o fim do ano

Destinado principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai atingir a marca de 562 pólos ao fim de 2008. O número representa um aumento de 93% em relação a 2007. Ao atingi-lo, o governo terá percorrido mais da metade do caminho (67%) para alcançar a meta de 830 pólos até 2010, o que consolida o programa.
Segundo o secretário de Educação à Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, cada pólo atende à população num raio de 100 quilômetros. “Por isso, estipulamos a meta de cerca de 830 pólos”, afirmou. Ele ressaltou que, com o total de pólos implantados, serão ofertadas 140 mil novas vagas em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) à distância.
Para o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação à Distância do Congresso Nacional, a UAB é a “universidade do futuro, do século 21”: “É um sistema moderno e que atende a demanda com qualidade”, defende o parlamentar, que esta semana conseguiu indicar seis dos 26 municípios paranaenses contemplados pelo programa.
Atualmente existem 291 pólos em pleno funcionamento espalhados pelo Brasil, todos criados em 2007. Ao final do processo seletivo do segundo edital da UAB, cuja lista de pré-selecionados foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21, outros 271 pólos serão criados.
(COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MEC)