Bancada luta por R$ 6,5 mi para Iapar

AssCom Alex Canziani
9 de novembro de 2007 - 15:08 h

A liberação de R$ 6,5 milhões. Este foi o principal assunto discutido no café da manhã que reuniu nesta quarta-feira deputados da bancada paranaense e representantes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

O dinheiro, referente a uma emenda parlamentar de bancada apresentada ao Orçamento Geral da União de 2007, será usado na compra de equipamentos e instalações e também na aquisição de implementos agrícolas, para dar continuidade aos trabalhos de pesquisa da entidade.

O deputado federal Alex Canziani (PTB) participou do encontro e disse que o grupo está trabalhando pela liberação da verba ainda este ano. “Vamos falar com o ministro da Agricultura [Reinhold Stephanes] e também o do Planejamento [Paulo Bernardo] para liberar este importante recurso”, salientou o parlamentar, que propôs à bancada a realização de uma audiência com aqueles ministérios. Canziani está acompanhando o pleito de perto.

REALIZAÇÕES – A reunião serviu também para que os parlamentares conhecessem o trabalho realizado pelo instituto ao longo dos seus 35 anos de existência. Dois dos presentes eram o diretor-presidente José Augusto Teixeira de Freitas Picheth e o diretor Técnico-Científico Arnaldo Colozzi Filho.

O Instituto de Agronomia do Paraná é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e tem por missão desenvolver tecnologias que possam ser usadas por agricultores, agroindústria e consumidores.

Além da pesquisa científica e tecnológica, o órgão também promove a formação e treinamento de pessoal visando o desenvolvimento rural do Estado. São dois pólos regionais de pesquisa, instalados em Curitiba e Ponta Grossa, 16 Fazendas Experimentais, 23 estações agrometeorológicas, 25 laboratórios de diferentes áreas de especialidades para pesquisa e prestação de serviços.