Empresa das merendas corrompe, diz Alex

AssCom Alex Canziani
31 de outubro de 2007 - 18:40 h

O deputado federal Alex Canziani (PTB) atacou hoje à tarde a Prefeitura de Londrina por causa do contrato celebrado com a SP Alimentos, de São Paulo, empresa que fornece a merenda das escolas públicas municipais.

Canziani, membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, usou a tribuna da Casa para condenar o contrato firmado com aquela empresa: “Na semana passada estive visitando algumas escolas municipais. É uma vergonha o que se faz com as crianças não só de Londrina mas do Brasil, [no que diz respeito] à quantidade e à qualidade da merenda que se dá as crianças.”

No discurso em plenário, o deputado paranaense mencionou as denúncias contra a SP veiculadas recentemente por uma rede de TV. Disse que aquela empresa “corrompe prefeitos e funcionários municipais” para ganhar o serviço, e que também destina recursos para as eleições.

Canziani também mostrou exemplos do alto custo cobrado pela SP em Londrina, já que a Prefeitura de Apucarana, uma cidade próxima, faz a sua própria merenda que sai por R$ 0,67 a refeição, enquanto o serviço terceirizado londrinense custa pelo menos R$ 1,20.

PROVIDÊNCIAS – Embora não tivesse mencionado no discurso, o deputado acha que o Ministério Público poderia investigar o caso de Londrina, pois considera o contrato exorbitante e altamente suspeito.

Além disso, Canziani vai solicitar na próxima semana à Comissão de Educação da Câmara, a realização de uma audiência pública em Brasília para debater e esclarecer os diferentes contratos de terceirização da merenda celebrados no país.

Da audiência participariam, além de representantes de administrações municipais e de secretarias de educação, também representantes do Ministério da Educação e do Tribunal de Contas da União.

Leia abaixo a íntegra do discurso. Se preferir, clique aqui para ouvir.

Sr. Presidente [da sessão ordinária da Câmara dos Deputados], há poucos dias, a Rede Globo divulgou matéria nacional a respeito de denúncias com relação a merendas escolares em todo o Brasil. Uma empresa de São Paulo corrompe Prefeitos e Secretários Municipais para entrar nas cidades e pagar propina, não só na entrada, como também durante as eleições.
Na minha cidade, Londrina, Sr. Presidente, a Prefeitura contratou a empresa chamada SP. Na semana passada, estive visitando algumas escolas municipais. É uma vergonha o que se faz com as crianças não só de Londrina mas do Brasil, a quantidade e a qualidade da merenda que se dá às crianças. Além do custo, por exemplo, a cidade de Apucarana que é um exemplo para o Brasil em matéria de educação, dá sua merenda, três refeições por criança, porque tem ensino integral em todas as escolas, sai por 0,67 centavos. E essa empresa vende em Londrina por mais de 1,20 real cada refeição.
É uma vergonha, Sr. Presidente e ilustres pares.