Ministério empenha verbas para cursos

O Consórcio da Juventude, programa federal para capacitação profissional que atende jovens carentes de 16 a 24 anos, vai aplicar mais dinheiro na região Norte do Estado. Uma verba de R$ 800 mil foi empenhada hoje [26], no Ministério do Trabalho, com o auxílio do deputado federal Alex Canziani (PTB).
No todo, 800 jovens de Apucarana, Arapongas, Cambé e Cornélio Procópio serão treinados a partir de janeiro. “A demanda por capacitação profissional é grande, principalmente de quem nunca trabalhou”, justifica Canziani, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional. “Sem experiência não dá, né?”
Apucarana terá 240 jovens em treinamento; Arapongas, 160; Cambé, 200; e Cornélio Procópio, 200 jovens.
O convênio, cujas aulas devem iniciar a partir da segunda quinzena de janeiro, foi assinado entre o ministério e a Fundação do Ensino Técnico de Londrina (Funtel), que já realiza um trabalho do gênero com outras turmas de Londrina, Arapongas e Apucarana.
MAIS VERBAS – Segundo o superintendente da fundação, Moisés Betoni, o projeto todo está orçado em aproximadamente R$ 1,4 milhão. O restante da verba deverá ser liberado a partir de 2008.
Betoni explica que em breve representantes da instituição vão reunir-se com técnicos das prefeituras e dos serviços de colocação profissional (Sine ou Agência do Trabalhador) para definirem os cursos que, evidentemente, deverão atender as demandas locais: “Cada lugar tem suas características”, esclarece o superintendente da Funtel.