Fim do vestibular terá audiência pública

O projeto de lei do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que prevê o fim do vestibular, será discutido em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura, que ainda será marcada.
A proposta foi inspirada na idéia do professor universitário aposentado José Carani, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e visa ampliar o ingresso ao ensino superior através da criação de um curso de “pré-graduação”. Neste curso, o candidato a uma vaga no ensino superior vai estudar disciplinas básicas referentes à graduação escolhida, por um ano. “A intenção é permitir que o aluno tenha mais certeza na opção de formação profissional”, explica Canziani.
Segundo ele, essa é uma forma de democratizar o ensino superior e de reduzir a pressão que os alunos têm com o vestibular. Hoje, o número de estudantes que abandonam o ensino superior já no primeiro ano é muito alto. “Isso faz com que alunos percam oportunidade de ingressar na faculdade. Às vezes, um jovem brilhante vai mal no vestibular por causa da pressão da prova e fica de fora da universidade. Com o curso de pré-graduação, terão oportunidade de mostrar seu potencial ao longo de um ano”, conclui o deputado.
LEIA TAMBÉM
Relator pede aprovação das “pré-graduações”
Alex prefere pré-graduação a vestibular