Inaugurado Portal Turístico de Cambé

AssCom Alex Canziani
6 de outubro de 2007 - 17:47 h

O Portal Turístico de Cambé que foi construído no Jardim Novo Bandeirantes, divisa com Londrina, foi inaugurado hoje com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e populares, além do prefeito Adelino Margonar. A construção foi possível com R$ 100 mil obtidos pelo deputado federal Alex Canziani (PTB) no Governo Federal, através do Programa Turismo no Brasil do Ministério do Turismo.

Construída às margens da PR-445, a obra obedeceu a um projeto arquitetônico concebido na Secretaria de Planejamento da Prefeitura, que teve como referência o Escudo do Município, de autoria do arquiteto Evertone Sola.

Segundo o Secretario de Planejamento, Fausto Yoshinori Anami, o portal tem a finalidade de divulgar a cidade, proporcionar e enaltecer seus aspectos sociais, econômicos, históricos e turísticos, visando trazer melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento geral do município. “A construção justifica-se pela ausência de elementos que identifiquem a imagem da cidade, especialmente prejudicada pela conurbação com a cidade de Londrina”, enfatiza o secretário.

Anami explica que, além desse portal inaugurado na região do Novo Bandeirantes, outro idêntico está sendo construído nas margens da BR-369, na divisa com o município de Rolândia.

GRÃO DE CAFÉ – Na realidade, o projeto consiste na construção de dois marcos, um de cada lado da rodovia. O primeiro mostra um grão de café estilizado, formado por uma grande esfera vermelha e sustentado por quatro pilares, de cor verde, que se desenvolvem, a partir do chão, em diversas direções, representando o desenvolvimento e pujança do município. Do outro lado da via, como forma de identificar o município e representar a transposição de limites territoriais, de forma acolhedora está implantada uma seqüência de elementos verticais em forma arcada na cor verde.

PRESENÇAS – A solenidade de inauguração foi bastante concorrida. No final, os presentes puderam assistir apresentação do grupo de capoeira do Ponto de Cultura, do Jardim Silvino, comandada pelo mestre Piaba e instrutor Fábio.

Além de Margonar, estiveram presentes o secretario de Obras, Alcino Favaro; presidente da Companhia de Desenvolvimento de Cambé, Adriano Montanari; Tenente Rodrigo Nakamura, Comandante do Corpo de Bombeiros de Cambé; os vereadores, Alencar Diniz da Silva, Mirian Martins Araújo, Aécio de Paula, Elizeu Vidotti e Irineu Defende, além do secretário parlamentar Paulo Renato Mattiuz de Carvalho, representandoo deputado federal Alex Canziani.