SUS credencia Ala de Queimados do HU

Os processos seletivos da Universidade Tecnológica têm novidades. Para o vestibular e o exame de seleção dos cursos técnicos, passa a valer o sistema de cotas para alunos que vêm de escola pública (socioeconômicas), aplicadas a 50% das vagas. O vestibular também prevê a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na avaliação e os candidatos passarão por duas provas: uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos.
A nova proposta para o ingresso na UTFPR foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 14 de setembro, e entra em vigor já nos processos seletivos de verão 2008. O reitor Eden Januário Netto concordou com a medida.
Durante o prazo de inscrições (1º a 29 de outubro), tanto para o exame de seleção – destinado aos cursos técnicos – como para o vestibular – destinado aos cursos de graduação – os interessados em participar do sistema de cotas deverão se identificar como provenientes de escolas públicas.
Para ter direito às vagas destinadas a cotas públicas, os estudantes que fizerem o vestibular ou o exame de seleção para o curso técnico subseqüente precisam comprovar que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. No caso dos cursos técnicos, tanto para a modalidade integrada (4 anos de duração), quanto para a modalidade Proeja – Programa de Educação Profissional de Jovens e Adultos (3 anos de duração), ofertada pela primeira vez na UTFPR, é preciso que os candidatos tenham cursado todo o Ensino Fundamental em instituição pública.
O vestibular, que será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, ainda terá outras mudanças. No primeiro dia de prova, o candidato será avaliado no quesito conhecimentos gerais em Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira Moderna. No segundo dia, a avaliação de conhecimentos gerais continua, com as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Depois, cada candidato terá de resolver a prova de conhecimentos específicos, envolvendo duas disciplinas, de acordo com o curso pretendido. Outra novidade é a possibilidade de inclusão da nota do Enem na média da prova de conhecimentos gerais. Essa nota só será considerada se não prejudicar a da prova do vestibular.
DATAS E INSCRIÇÕES – A prova para os cursos técnicos está marcada para o dia 25 de novembro. Com início às 9h, terá três horas e meia de duração. Os testes do vestibular, com quatro horas de duração em cada dia, iniciarão às 14h no dia 1º e, às 15h30, no dia 2. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site www.utfpr.edu.br. A taxa é R$ 75, para o vestibular, e R$ 33, para os cursos técnicos.
(ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO UTFPR)