Nova América se autodesafia pelo Ideb

O prefeito de Nova América da Colina, Alceste Iwanaga “Tico” de Santana (PMDB), esteve em São Paulo conhecendo alguns projetos de tecnologia educacional para melhorar a qualidade de ensino naquele município, que há muito tempo é considerado baixa. Quem o acompanhou foi o presidente da Subcomissão de Educação de Novas Tecnologias Educacionais da Câmara dos Deputados, Alex Canziani, também membro da Comissão de Educação da Câmara.
Nova América, 32 quilômetros de Cornélio Procópio, no Norte do Estado, está entre os dez piores municípios brasileiros em educação básica segundo o índice Ideb, do MEC, divulgado recentemente. Tirou 1,7 na Primeira Fase do Ensino Fundamental.
O resultado chocou o prefeito, que agora colocou a educação como a prioridade “número um” do município: “Vamos nos empenhar para resolver este problema, não pode continuar como está, é um absurdo!”, destacou. Ele não quer deixar cair a auto-estima da população diante do resultado.
Santana está propondo um autodesafio: “Agora, a nossa meta será até 2009 dobrar [3,4] o índice obtido este ano. Melhor ainda será se entrarmos na média”, salientou. A média brasileira do Ideb foi 3,9, e a projeção do MEC é para que Nova América atinja 3,0 daqui dois anos.
Para atender ao desafio, a secretária municipal de Educação, Guiomar Nunes, estará em Ribeirão Preto (SP) neste dia 22 para realizar os primeiros contatos técnicos com a escola COC, um grupo educacional que aplica uma metodologia especial de ensino e que estaria disposto a formalizar uma parceria com Nova América da Colina.
O método da COC já é aplicado em muitas escolas públicas de municípios paulistas – metade delas classificou-se entre as dez melhores do Ensino Fundamental (1ª Fase), segundo o Ideb.
A escola e Editora COC já haviam sido visitadas pelo prefeito na semana passada, junto com o deputado Canziani. Lá, foram recebidos pelo diretor geral José Henrique del Castillo Melo e pelo diretor administrativo comercial Emanuel Adriano de Souza.