COPA-14: Governo faria só a infra-estrutura

AssCom Alex Canziani
1 de junho de 2007 - 12:24 h

Se quiser realizar a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o Governo deveria se preocupar apenas com a infra-estrutura urbana das cidades-sedes e de suas regiões. É o que acha o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), que integra um grupo de 152 deputados e senadores (clique aqui e ouça a entrevista do deputado).

Para ele, a iniciativa privada deveria bancar os demais investimentos necessários, incluindo a construção de estádios, instalações hoteleiras, restaurantes e outros serviços: “O governo não pode estar entrando nesta área”, destaca o parlamentar paranaense.

Segundo Canziani, o setor turístico nacional seria um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento social e econômico com a realização de uma Copa do Mundo, considerado o maior evento esportivo mundial.

ENCARGOS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou em abril, para o Governo do Paraná, o Caderno de Encargos da Fifa que trata, entre outras coisas, da infra-estrutura necessária para que o Estado e os municípios possam abrigar uma das sedes dos jogos.

A CBF afirmou que a escolha das sedes não levará em conta o relacionamento com as federações de futebol. Agora, o governo do Estado terá até este mês para estudar o protocolo e se comprometer em segui-lo caso queira indicar uma cidade para sediar jogos do Mundial. Canziani, aliás, torce e trabalha para que o Paraná faça parte da Copa.