Sul de Londrina debate educação

AssCom Alex Canziani
28 de Maio de 2007 - 19:07 h

A situação da baixa qualidade de ensino anda preocupando todo mundo, inclusive a comunidade da Região Sul de Londrina, que está se organizando para levantar os problemas e apontar as soluções.

Um “Encontro de Educação” foi realizado sábado de manhã no Caic Dolly Jess Torresin, ocasião em que aproximadamente 30 pessoas debateram a questão. Entre os presentes estavam professores, diretores de escola, lideranças comunitárias e educacionais. Representantes da Universidade Estadual de Londrina também participaram da organização.

Quem também marcou presença foi o presidente da Subcomissão Especial de Educação Profissional e Tecnológica da Câmara dos Deputados, Alex Canziani, também membro da Comissão de Educação daquela Casa.

Canziani apóia a idéia de se abrir as escolas nos finais de semana, dentro de um programa de integração da instituição com a comunidade. A proposta também foi defendida no encontro por professores e algumas lideranças.

Na ocasião, os presentes também elencaram uma série de 20 demandas e 34 propostas como soluções.

Alguns problemas levantados são o grande número de evasão e repetência, crianças e adolescentes em idade escolar fora da escola e professores sem vínculos com as escolas da região, o que muitas vezes torna o seu trabalho profissional árduo e penoso.

Para compensar, os educadores propõem, entre outras, um programa de formação continuada para professores e funcionários que atuam nas escolas do bairro; criação, manutenção e implementação de políticas públicas de apoio sócio-educativo, e orientação de psicólogos e outros profissionais especializados para alunos e profissionais que atuam nessas escolas.

Um documento contendo todas as propostas será repassada às autoridades para as devidas providências. O deputado Alex Canziani garantiu todo o seu apoio necessário à causa.