Alm. Tamandaré inaugura escola profissional

AssCom Alex Canziani
16 de Maio de 2007 - 17:50 h

As empresas de asseio e conservação do Paraná vão poder contar com profissionais melhor preparados para atender à demanda. Na próxima sexta-feira vai ser inaugurado o Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (Cepac), em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, que oferecerá uma ampla linha de cursos de limpeza, higiene e conservação.

A escola, uma entidade sem fins lucrativos, será mantida pela Fundação do Asseio e Conservação do Paraná, que, através do deputado federal Alex Canziani (PTB), obteve R$ 2,3 milhões do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), do Ministério da Educação, para a execução e instalação da obra. A fundação foi instituída pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Sindicato das Empresas de Asseio e conservação no Estado do Paraná, que congregam, respectivamente, 22 mil profissionais e 341 empresas filiadas.

O complexo do centro terá 2.400 metros quadrados e vai oferecer 2.500 vagas somente no primeiro ano de funcionamento. Serão 34 cursos de nível básico (meio ambiente, gestão e informática) e dois de nível técnico, que vão abranger 19 categorias profissionais. Pelo projeto, espera-se formar 18 mil profissionais ao final de cinco anos.

Segundo o diretor do Cepac, Pedro Paulo Guerreiro Carneiro, a instituição estará voltada ao aperfeiçoamento e encaminhamento de profissionais ao disputado mercado de trabalho: “O objetivo é melhorar a qualidade produtiva do setor, com conseqüente benefício para toda a sociedade que se utiliza dos serviços prestados por estas categorias profissionais”.

Ainda de acordo com Carneiro, a atividade de terceirização dos serviços de asseio e manutenção de empresas públicas, privadas e de residências tem apresentado um índice de crescimento médio anual da ordem de 6%, segundo dados do CAGED, do Ministério do Trabalho.

MILHARES DE EMPREGOS – No Brasil, o setor de asseio e conservação atende a uma camada importante da população brasileira, pois é o que mais emprega profissionais de baixa renda e escolaridade. São cerca de 1,5 milhão de empregos (a maioria mulheres). No Paraná chega a 45 mil.

Para o deputado federal Alex Canziani, presidente da Subcomissão Especial de Educação Profissional da Câmara dos Deputados, a obra do centro é mais uma conquista dentro da sua linha de valorização e desenvolvimento do ensino profissionalizante.

O Centro de Educação de Almirante Tamandaré é o sétimo empreendimento de educação profissional a ser viabilizado através do deputado, que já gestionou a ampliação ou construção de escolas do gênero em Apucarana (Centro Moda), Arapongas (Universidade da Mobília), Cornélio Procópio (Universidade Tecnológica Federal), Paranaguá (centro de formação de profissionais portuários) e em Londrina, com verba para a construção dos novos laboratórios do Colégio Castaldi e para a futura “Escola Saúde”, da Associação Odontológica do Norte do Paraná. Todos os projetos foram financiados pelo Proep.