Pioneiros imortalizados no Memorial

A Rua Maestro Egídio do Amaral, centro de Londrina, está mais movimentada desde o dia 1º. Tudo por conta do Memorial do Pioneiro, localizado em frente à Concha Acústica. A obra chama a atenção, até porque tem 17 totens contendo 3.800 nomes dos primeiros desbravadores da cidade.
Autor da lei municipal que cria o memorial, o presidente da Frente Parlamentar de Turismo do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani, acha que a obra vai ter uma grande atratividade turística. Canziani também conseguiu parte dos recursos do empreendimento, R$ 200 mil, no Ministério do Turismo, que foram viabilizados para a Prefeitura em 2004.
Na época, o deputado esperava que a Prefeitura fosse escolher um local e ergueria a obra a tempo das comemorações dos 70 anos da cidade, dia 10 de dezembro daquele ano.
FOTO – Na foto, o deputado aparece ao lado de sua avó, Jurema Neves Canziani, e da mãe, Vera Silveira. Aliás, Dona Jurema, 91 anos, é uma das pioneiras londrinenses, já que chegou à cidade, acompanhada do marido Severo de Rudin Canziani, em 1935. Os nomes dos dois também estão nos totens.