Finalmente, o Memorial do Pioneiro

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, entrega no próximo dia 1º de maio, data em que se comemora o aniversário de 50 anos da Concha Acústica, a obra do Memorial do Pioneiro, construído na rua Maestro Egídio do Amaral, no Centro. A festa, às 17 horas, terá o descerramento dos 17 tótens que compõem o memorial, com os nomes dos pioneiros e xilogravuras do artista plástico Paulo Menten, e um show da cantora Inezita Barroso, intérprete de canções populares como “Marvada Pinga”.
Segundo a Prefeitura, a obra do Memorial custou R$ 500 mil, sendo R$ 200 mil obtidos no Governo federal através de uma emenda parlamentar do deputado federal Alex Canziani (PTB). A construção de um memorial em Londrina foi idealizada pelo próprio deputado, sendo que a definição do local ficou a cargo da Prefeitura. “Londrina é uma cidade jovem e que ainda tem muitos pioneiros vivos. Eles merecem o nosso respeito e gratidão”, justifica o parlamentar londrinense, que sugeriu a obra assinando um projeto de lei quando ainda era vereador, em 1996. O projeto virou lei pelas mãos do então prefeito Luiz Eduardo Cheida.
Segundo o secretário de Cultura, Luciano Bitencourt, o descerramento dos 16 tótens que contém os nomes dos pioneiros será feito pelos familiares, após o descerramento do tóten de entrada.
Tanto o espaço do Memorial do Pioneiro quanto o da Concha Acústica terão intervenções para lembrar o ambiente de 1957, ano de inauguração da Concha, como a presença de fotógrafo lambe-lambe, pipoqueiro, algodão doce e alunos da Escola Municipal de Teatro vestidos com trajes da época.
(COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA)