Governo garante mais 6 campi da UTF

AssCom Alex Canziani
24 de Abril de 2007 - 16:35 h

O Governo federal está anunciando a instalação de seis novas escolas técnicas no Paraná, que funcionarão em Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Elas fazem parte da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, do Ministério da Educação.

As novas unidades foram confirmadas durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o chamado “PAC da Educação”, ocorrido hoje de manhã no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Presente no evento, o presidente da Subcomissão Especial de Educação Profissional e Tecnológica da Câmara Federal, deputado Alex Canziani (PTB), anunciou que todas essas escolas irão integrar a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele vê na ampliação da rede da UTF uma grande oportunidade para a capacitação profissional do trabalhador: “É o que mais necessitamos. Precisamos melhorar a condição da mão-de-obra”, destaca o parlamentar paranaense.

Esta etapa prevê a construção de 150 escolas técnicas em cidades-pólo do país. Cada unidade vai custar R$ 5 milhões, num total de R$ 750 milhões, que deverão ser utilizados durante os próximos três anos.

Já a primeira fase teve início no ano passado e deve aumentar, até o fim de 2007, o número de unidades espalhadas pelo país. Hoje é de 145 e deve chegar a 205. Das 60 unidades previstas este ano, 32 já estão concluídas.