MEC vai criar cursos técnicos à distância

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação à Distância, confirmou que estará incluindo cursos técnicos dentro do projeto denominado “Universidade Aberta do Brasil”. Um edital, a ser publicado nas próximas semanas, vai abrir o projeto para as instituições e os municípios interessados.
A informação foi passada pelo secretário interino de Educação à Distância do MEC, Hélio Chaves Filho, durante encontro realizado ontem na Subcomissão Especial para Educação Profissional e Tecnológica da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Durante o encontro, que reuniu membros da subcomissão, Filho explicou que o programa UAB é um consórcio entre instituições de ensino superior e pólos de apoio presenciais.
CAMPI DA UTF – O presidente da subcomissão, deputado federal Alex Canziani (PTB), disse que pretende sugerir o uso dos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná para a realização dos cursos técnicos à distância através do UAB, que até agora só atende cursos de graduação em ensino superior.
Canziani falou também das expectativas em relação ao programa: “Acredito de verdade na educação à distância e no uso das tecnologias na educação. Por isso, a UAB tem um papel importante na educação brasileira.”
A subcomissão foi criada em março deste ano pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados com o objetivo de promover debates e criar projetos que beneficiem a educação a distância, o uso de tecnologias em escolas e a educação profissional e tecnológica. Seus trabalhos serão concluídos em março de 2008.
FOTO: Diógenis Santos (Agência Câmara)