Comissão contra crise nos vôos é elogiada

AssCom Alex Canziani
9 de dezembro de 2006 - 19:04 h

A situação do embarque e desembarque de passageiros nos aeroportos brasileiros levou a Câmara dos Deputados a criar uma comissão externa para acompanhar e apresentar soluções visando o fim da crise no setor. O deputado federal Alex Canziani (PTB), que preside a Frente Parlamentar do Turismo do Congresso Nacional, comemora a iniciativa promulgada pelo presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Para o parlamentar paranaense, o problema está fugindo ao controle: “Não é possível continuarmos com esta situação, é um desrespeito para com os nossos passageiros”. O parlamentar demonstra preocupação também pelo fato de o problema afetar diretamente o setor de turismo do país.

Segundo Canziani, o próprio Governo deveria tomar a iniciativa que está sendo deliberada pela Câmara. “Bem que o Governo poderia criar um comitê de crise, como aconteceu na época do “apagão” e que ajudou a resolver aquela situação”, salientou.

A Comissão Externa do Controle do Tráfego Aéreo foi criada na Câmara no último dia 6 para acompanhar a crise nos aeroportos brasileiros junto ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica. No próximo dia 13 o grupo deverá visitar o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1), que fica na QI 5 do Lago Sul, em Brasília.

Os deputados integrantes vão ao Cindacta-1 para averiguar as possíveis razões para os atrasos e cancelamentos de vôos, além de conversar com os controladores de vôo sobre o acidente envolvendo o Boeing 1907 da Gol e o avião particular Legacy, que foi o “estopim” de toda a crise.