Apucarana terá vestibular para 1ª turma

Enquanto a Prefeitura de Londrina enrola para viabilizar a Universidade Tecnológica na cidade, Apucarana, no Vale do Ivaí, já está bem adiantada. No próximo dia 2 de fevereiro, o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná começa a funcionar, naquela cidade, com o curso Técnico Integrado em Industrialização do Vestuário. Serão abertas duas turmas, com 40 alunos cada. O curso é gratuito e ofertado a alunos que concluíram a 8ª série do Ensino Fundamental. Os estudantes vão aliar disciplinas do Ensino Médio a outras técnicas.
Segundo o futuro diretor do campus, Aloysio Gomes de Souza Filho, desde o primeiro ano do curso os alunos têm disciplinas práticas, além de estágio supervisionado. “Nós teremos uma gerência Empresarial e Comunitária, que ficará encarregada de fechar parcerias com as empresas; acreditamos que 100% dos alunos saiam empregados”, estima o professor.
Para Gomes, a estrutura laboratorial e os equipamentos ofertados pelo Centro Moda em Apucarana, onde irá funcionar a UTF-PR, são compatíveis com a necessidade do curso. Mas o Ministério da Educação (MEC) já liberou R$ 180 mil para mais investimentos estruturais. “Vamos implantar laboratórios de Química, Física e Biologia, que não eram necessários para o Centro Moda”, explica.
PARCERIA – O campus de Apucarana está sendo viabilizado através de uma grande parceria que envolve o empresariado local, a Prefeitura e o deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional.
A UTF-PR tem outros seis campi no Estado e oferta desde cursos tecnológicos até doutorados. Segundo Gomes, tramita no MEC a liberação para um curso superior de Design de Moda para Apucarana. “Estamos aguardando a liberação do concurso para compor o corpo docente desse curso”, informa. Os professores que participaram do primeiro concurso realizado pela UTF-PR já receberam o resultado da prova escrita e passarão agora por uma avaliação didática.
Serão chamados professores de treze disciplinas do Ensino Médio e das áreas de Engenharia Têxtil, Processos de Produção do Vestuário e Estilismo em Moda.
As inscrições para o vestibular da UTF-PR estão abertas até o dia 12 de novembro pelo site www.utfpr.edu.br ou até o dia 10 no campus, que fica na Rua Marcílio Dias, 635. O horário de funcionamento do local é das 13h às 21h. A taxa de inscrição é de R$ 33,00.
(COM TRIBUNA DO NORTE, APUCARANA)