STF arquiva inquérito contra Alex

AssCom Alex Canziani
25 de setembro de 2006 - 17:16 h

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, arquivou sexta-feira, dia 22, o inquérito em que o deputado federal Alex Canziani (PTB) é citado por causa de um suposto uso de dinheiro público no pagamento de marmitex durante a campanha eleitoral de 1998, o que, em tese, caracterizaria peculato. Mello, relator do caso no STF, deferiu o pedido de arquivamento que havia sido solicitado dia 11 pela própria Procuradoria-geral da República. A Procuradoria entende não haver provas contra Canziani.

Tomando-se por base as provas colhidas na presente investigação, não se pode afirmar que ele [Canziani] tinha conhecimento da prática delituosa”, chegou a mencionar no pedido o procurador-geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, e a subprocuradora-geral, Cláudia Sampaio Marques, do Ministério Público Federal, de Brasília.

Para Alex Canziani, a decisão do STF foi justa: “Nós sofremos muito com esse caso, mas agora as coisas estão voltando ao normal”, comemora o deputado. Segundo ele, adversários políticos estavam usando o inquérito para prejudicarem a sua imagem perante a opinião pública.