UTF: Projeto doando terreno está na Câmara

AssCom Alex Canziani
4 de julho de 2006 - 09:56 h

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, protocolizou ontem, na Câmara de Vereadores, projeto de lei solicitando autorização legislativa para doar um terreno de cerca de 74 mil metros quadrados para a construção do Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF). O terreno escolhido está localizado na Gleba Lindóia (Região Leste), na continuação da Estrada dos Pioneiros (antigo acesso para Ibiporã), a cerca de 800 metros dos residenciais Pioneiros e Lindóia.

Segundo o vice-prefeito Luís Fernando Pinto Dias, a doação da área para o campus da UTF cumpre mais uma etapa para a instalação da instituição em Londrina, que deverá abrir vestibular para o curso de Tecnologia de Alimentos no início de 2007. Como a construção do campus deverá levar algum tempo, a universidade funcionará, provisoriamente, em salas de aula que já estão sendo escolhidas em comum acordo com a Prefeitura.

RECURSOS – De acordo com o deputado federal Alex Canziani (PTB), um dos articuladores para a instalação da Universidade em Londrina, a doação garantirá os investimentos do Ministério da Educação. “A obra já terá à disposição os primeiros R$ 3 milhões para o início da construção.” O parlamentar paranaense, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional, também já conseguiu mais R$ 14,5 milhões do Orçamento da União para concluir todo o projeto de instalação da UTF.

O terreno que será doado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná já foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação, através do Decreto nº 379, de 28 de junho, deste ano. De acordo com Luís Fernando, é importante que a Câmara de Vereadores agilize a votação do projeto de lei autorizando a doação, para que a UTF inicie os processos para a construção do campus em Londrina.

A UTF já possui seis campus instalados no Paraná, e mantém cursos técnicos e de tecnologia, de acordo com a necessidade da região onde está situada.

(COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA)