UTF avalia estruturas do Centro Moda

AssCom Alex Canziani
1 de junho de 2006 - 11:13 h

Uma equipe de conselheiros da Universidade Tecnológica Federal (UTF/Cefet) do Paraná esteve ontem no Centro Moda, em Apucarana, para avaliar estruturas que vão abrigar as futuras instalações do campus.

A visita faz parte de mais uma das etapas para aprovação do projeto, que vem tendo prioridade no governo federal. As estruturas do prédio também foram avaliadas por um engenheiro e duas arquitetas da UTF.

Segundo José Sollak, um dos membros do conselho, a visita foi muito positiva. “A estrutura física do Centro Moda oferece todas as condições para o início imediato do curso de Técnico em Indústria do Vestuário. Além disso, o local também dispõe de espaço para ampliação, o que permitirá abrigar cursos de graduação”, afirmou.

Segundo ele, o projeto que cria o campus de Apucarana está adiantado, por isso está prevista uma reunião extraordinária do conselho para amanhã com objetivo de analisar os dados sobre as estruturas de Apucarana. “A visita foi importante para que tivéssemos informações técnicas sobre as estruturas disponíveis. Podemos adiantar que a avaliação foi muito boa”, completou. De acordo com ele, além da aprovação da UTF, o próximo passo será a publicação da Medida Provisória (MP), prevista até o 8 deste mês, que permitirá a contratação dos quadros de professores do curso técnico.

Para Marcus Serpe, assessor do reitor, a meta é que já no primeiro semestre de 2007 o curso possa ser iniciado. Serão oferecidas 80 vagas. “Apucarana está em processo adiantado porque suas estruturas são adequadas para poder iniciar um curso de imediato”, ressalta. A transformação daquela unidade em uma escola da Universidade Federal Tecnológica conta com ações políticas do deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional.

PRIORIDADE – Para Maria Isabel Lopes, que faz parte da diretoria da Fundação do Ensino Técnico de Apucarana (Fetap), entidade que administra o Centro Moda, a unidade de Apucarana vem recebendo prioridade entre os projetos para instalação de campus pela UTF.

Ela também informou que a instituição também abriu espaço para que os empresários da cidade pudessem conhecer o sistema da instituição. “Houve um entrosamento muito grande entre a Fetap e o conselho da instituição, por isso estamos animados com o projeto”, salientou.

De acordo com ela, todo o processo tem sido rápido, por isso espera que em pouco tempo o primeiro curso possa ser iniciado. A visita também foi acompanhada pelo presidente da Fetap, Cleiton Story.

AVALIAÇÃO DA ESCOLA – A visita faz parte de mais uma das etapas do projeto, que vem tendo prioridade no governo federal. Os espaços para futuras ampliações também foram avaliados pela equipe que visitou a escola. O próximo passo será a autorização do governo para contratação de professores . O primeiro curso da Universidade Tecnológica Federal será o de Técnico em Indústria do Vestuário.

(COM TRIBUNA DO NORTE)