Termo garante UTF em Apucarana

Mediante termo de compromisso firmado em solenidade realizada ontem, em Apucarana, foi oficialmente deflagrado o processo de federalização do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Profissional do Norte do Paraná (Centro Moda). Toda a sua estrutura irá sediar um dos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF/Cefet).
O ato solene da federalização, considerado histórico e de grande importância para Apucarana, principalmente, pela consolidação do pólo de indústrias de bonés e do vestuário, foi prestigiado por mais de 80 pessoas, entre autoridades e empresários.
Participaram do ato, realizado na sede do Centro Moda, o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balaban; o reitor do Cefet (Curitiba), Eden Januário Netto; o deputado federal Alex Canziani (PTB); prefeito Valter Aparecido Pegorer (PMDB); e a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Maria Isabel Lopes.
Também estiveram presentes o coordenador geral da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (órgão do MEC), Gleisson Cardoso Rubin; o presidente da Fundação de Ensino Técnico de Apucarana (Fetap), Cleyton Story; o vice-presidente da Acia, Ricardo Seixas Amaral; o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos de Oliveira (PFL) e o médico Fahed Daher, primeiro presidente da Fetap, além de outras lideranças.
Primeiro curso será ofertado no próximo ano
Após a formalização da implantação do Cefet em Apucarana, o próximo passo será publicação de uma Medida Provisória (MP) para criação de cargos de professores e de profissionais que vão responder pelo departamento administrativo. O anúncio foi feito ontem pelo reitor do Cefet (Curitiba), Eden Januário Netto, acrescentando que o edital do concurso para contratação de docentes e funcionários deve sair no próximo mês.
Januário Netto, confirmou que o campus de Apucarana começa a ser operacionalizado em janeiro de 2007. “A princípio vamos ofertar um curso de graduação, contemplando a área de confecções”, revelou ele, manifestando satisfação pela extensão do Cefet em Apucarana.
O reitor informou que, atualmente, o Cefet mantém no Paraná, 1.330 professores, 240 doutores, 600 mestres, 42 cursos de graduação, 4 de mestrado e 1 de doutorado. “Viemos para ser parceiros e temos orgulho da estrutura que iremos viabilizar em Apucarana”, comentou Éden Januário Netto.
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , Daniel Balaban, explicou que as alternativas de cursos de graduação serão definidas pela reitoria do Cefet. “Obviamente que a sociedade local será consultada e respeitada com relação à escolha dos cursos que, necessariamente, devem atender o perfil e a vocação industrial local”, anunciou.
Para o deputado Alex Canziani a vinculação do Centro Moda à UTF pode ser considerada uma das mais importantes conquistas obtidas por Apucarana e região nos últimos tempos. “Com a federalização, a infra-estrutura será ampliada para abrigar a implantação de cursos superiores e de pós-graduação. A previsão é que já em 2007 o projeto de expansão seja iniciado. O mais importante é que os cursos serão gratuitos.
De acordo com Canziani, a UTF vai garantir o impulso necessário para incrementar o desenvolvimento de Apucarana. “A universidade tecnológica vai formar mão-de-obra especializada e isso, certamente, irá atrair para cá novas empresas, gerando mais emprego e renda”, frisou o deputado.
Canziani acrescentou ainda que a UTF/Cefet terá repercussão positiva na economia local, com a migração de estudantes de várias cidades, que virão em busca dos novos cursos ofertados”, concluiu Canziani.
O deputado disse, durante a solenidade, que após a instalação da Universidade da Mobília, em Arapongas, surgiu a idéia de, através do Proep, também contemplar Apucarana com um projeto semelhante. “A idéia começou a amadurecer numa conversa com o empresário Ricardo Amaral, então presidente da Acia, e com o jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira”, lembrou Alex Canziani.
O projeto para Apucarana, conforme recorda ele, foi viabilizado em tempo recorde, com dedicação e empenho dos empresários e também do poder público. “Todos somaram esforços e se desdobraram para cumprir todas as etapas do processo e hoje, felizmente, estamos comemorando a conquista do Cefet, que vem para ocupar o espaço do Centro Moda”, comentou o parlamentar, que foi aplaudido de pé pelos presentes.
Concluindo, o deputado federal Alex Canziani fez questão de lembrar que a vinda do Cefet para Apucarana, também se deve ao desempenho exemplar do Arranjo Produtivo Local (APL) que congrega os fabricantes de bonés. “O governo acompanha atento a organização e excelente performance do APL de Apucarana”, disse o parlamentar.
(COM TRIBUNA DO NORTE)
Leia o editorial “Uma Conquista Regional“, da Tribuna do Norte.