EDITORIAL – Uma conquista regional

O conceituado jornal “Tribuna do Norte”, de Apucarana (Norte do Paraná), reconhece a importância da educação profissional para o progresso do país. Leia, abaixo, a íntegra do seu Editorial publicado hoje:
A solenidade de assinatura do Termo de Compromisso que transforma o Centro Moda de Apucarana em Universidade Tecnológica Federal, ocorrida ontem, marcou um momento histórico do município nas conquistas visando o seu desenvolvimento presente e futuro.
A confirmação oficial da federalização, autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciada recentemente pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), foi recebida, não sem razão, como um passo vital para que a cidade avance ainda mais neste segmento nevrálgico que é a educação e abra portas fundamentais para a formação profissional em toda a região.
Com a assinatura do Termo, deu-se um passo importante para que a Universidade Federal, que já teve autorizada a realização de concurso para a contratação de docentes, inicie suas atividades em 2007, como uma extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Curitiba, oferecendo cursos superiores, pós-graduação, além de ensino técnico.
Todos os cursos serão gratuitos, numa situação diferente da atual, em que metade das vagas é paga pelos próprios alunos e a outra custeada por empresários do setor de confecções, outros segmentos e também pela prefeitura.
A federalização do Centro Moda, vale ressaltar, faz parte dos projetos de expansão da educação profissional e tecnológica desenvolvidos pelo governo federal, que desta forma procura oferecer novas oportunidades a um imenso contingente de alunos em regiões diversas do País para que recebam um ensino de qualidade, garantindo-lhes a oportunidade de uma carreira e de um futuro profissional.
No Brasil, a educação tem sido colocada ao longo das décadas como o caminho possível para que o País alcance um desenvolvimento pleno, com alternativas práticas para uma formação e um emprego dignos. Esta é a chave do crescimento, como já se viu em tantos países nos quais o ensino ganha a prioridade devida desde cedo, para muito além das promessas política e dos planos distantes da realidade.
Nessa linha, a criação em Apucarana de uma Universidade Tecnológica Federal tem uma força ímpar, por tudo o que representa não apenas para o município, mas para todo o Vale do Ivaí. Além da gratuidade – fator essencial a garantir que alunos oriundos das classes menos favorecidas também tenham oportunidade de frequentar os cursos -, a instituição dará forte impulso ao desenvolvimento local e regional.
A formação de mão-de-obra especializada é um forte atrativo para a atração de empresas, que buscam a excelência em suas resectiuvas áreas, além de influenciar na vida econômica, com a vinda de estudantes de inúmeras outras cidades e de várias porções do Estado.
Como mostra a história, somente com investimentos, vontade política e visão de longo prazo é possível aos municípios, aos Estados e ao País alcançarem resultados satisfatórios em termos de avanço econômico, inclusão social e oportunidade profissional. Dar atenção à educação é um sinal de desenvolvimento, de sintonia com a população e de aposta nas atuais e novas gerações.
A semente que Apucarana planta agora, com a nova instituição federal, certamente dará amplos resultados, permitindo à comunidade colher resultados compatíveis com a força da cidade e de todo o Norte do Estado.