Grande evento pretende movimentar Expoara

AssCom Alex Canziani
5 de Maio de 2006 - 11:51 h

Acompanhado do pesquisador Décio Gazzoni, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Soja), de Londrina, e do assessor parlamentar da instituição, Moacyr José Vaz de Souza, o deputado federal Alex Canziani (PTB) esteve na sede da empresa em Brasília para tratar do apoio do órgão à Conferência Internacional de Agroenergia (International Conference of Agroenergy – Conae-2006) que será realizado em outubro deste ano no Pavilhão do Expoara, em Arapongas. Na ocasião, eles foram recebidos pelo diretor Geraldo Eugênio (foto), que deverá atender o pleito.

Para Canziani, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo do Congresso Nacional, eventos do gênero são importantes porque mobiliza toda a malha turística regional, beneficiando especialmente as redes hoteleira e comercial.

A conferência terá como tema “A Energia de um Futuro bem Presente”. O evento também é chamado de “Exposição e Feira de Tecnologia para Geração de Energia Renovável e Alternativas Energéticas”.

A previsão de público é de 1.500 pessoas, do Brasil e do exterior, interessadas em conhecer as experiências brasileiras com energias renováveis.

REFERÊNCIA MUNDIAL – O Brasil é hoje, com a experiência do álcool combustível, uma das grandes referências mundiais nessa área, atraindo o interesse de governos como os dos Estados Unidos e do Japão. O público-alvo da conferência são engenheiros, arquitetos, pesquisadores, professores, fabricantes de veículos e máquinas, agricultores, entidades governamentais, entidades não governamentais, estudantes, ecologistas, economistas e jornalistas.

A escolha de Arapongas teve como apelos, além da estrutura do Expoara e da ampla rede hoteleira e de serviços da região, a localização do município no cenário das pesquisas com combustíveis alternativos e outras formas de energia. Num raio de aproximadamente 300 quilômetros se pode ter acesso à produção de soja em larga escala, indústrias de óleo que podem também produzir biodiesel, hidrelétricas de diversos portes, indústrias de produção de álcool, institutos de pesquisa de renome internacional (Embrapa Soja e Iapar), universidades com reconhecida vocação tecnológica (UEL, UEM e UFPR).

A vinda do evento para Arapongas é resultado de um trabalho técnico realizado pelo Londrina Convention & Visitors Bureau, já que a conferência havia informalmente se decidido por outra cidade. Só oorçamento da conferência – gastos diretos na organização e realização do evento – está estimado em R$ 420 mil. “Esse valor representa movimentação real na economia da região e seguramente será ainda maior, porque os participantes terão seus gastos com transporte, hospedagem, alimentação e outras despesas com lazer e compras”, afirma o presidente do Convention, Nivaldo Benvenho.

(Com Assessoria de Imprensa da Associação Comercial e Industrial de Londrina/LC&VB)