Presidente do FNDE irá a Apucarana

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balaban, irá a Apucarana neste mês para assinar o Termo de Compromisso que possibilitará a federalização do Centro Moda. É o primeiro passo para a sua transformação em uma unidade da Universidade Tecnológica Federal (UTF).
A presença de Balaban, que poderá ocorrer até o dia 15, foi garantida para o deputado federal Alex Canziani (PTB) e para a presidente da Associação Comercial e Industrial, Maria Isabel Lopes, durante uma audiência realizada na tarde de hoje na sede do órgão, em Brasília. “É um passo importante que estaremos dando para a implantação da unidade da Universidade Tecnológica Federal em Apucarana”, salienta Canziani, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional.
A UTF vai ser instalada em Apucarana onde hoje é o Centro Moda , uma unidade da Fundação do Ensino Técnico de Apucarana (Fetap) inaugurada em 2004.
Com a transformação do centro em uma unidade de ensino descentralizada (Uned) da Universidade Tecnológica, como deverá ser caracterizada, o atendimento à demanda deverá aumentar. E através de uma universidade pública será possível realizar cursos gratuitos. Antes, como um centro de capacitação profissional, somente metade das vagas tinha bolsas integrais.
REDE FEDERAL – Em todo o país serão 18 escolas comunitárias integradas à rede federal de educação profissional e tecnológica. Segundo Alex Canziani, no Paraná, além da unidade de Apucarana, também será criada uma Uned em Francisco Beltrão e Toledo. Todas elas se somarão aos campi da Universidade Tecnológica (antigo Cefet), que já atua em Curitiba, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Ponta Grossa, Medianeira e Pato Branco/Dois Vizinhos.
O montante dos convênios originais de todas as escolas do Brasil chega a R$ 49 milhões, basicamente oriundos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), um convênio viabilizado pelos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego.
Entre 2005 e 2006, o investimento total do Proep em todo o país é de R$ 236 milhões na construção de escolas, ampliação, reformas e aquisição de equipamentos. No primeiro semestre deste ano, a previsão é de conclusão de 50 convênios. Outros 177 serão encerrados até o fim do ano.