Professores terão capacitação ambiental

Desenvolver o projeto Educação Ambiental com prática pedagógica para incluir o tema na cultura das crianças. Esse é o objetivo da Biblioteca Móvel Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação. As secretarias vão realizar amanhã (dia 20) o primeiro trabalho de formação ambiental com os professores da rede municipal. O curso será no Centro de Educação Ambiental, que fica no parque Arthur Thomas. A primeira turma será das 8h às 11h30 e a segunda das 13h30 às 16h30.
Segundo a assessora executiva do Sema, Alice Aparecida Silva vão participar do curso 140 professores das escolas municipais. “Eles vão conhecer o acervo, o espaço, a infra-estrutura e, principalmente, como podem contribuir com a questão ambiental”, enfatizou. “Quando surgiu a possibilidade de implantar uma biblioteca móvel, foi proposta a questão ambiental. Ainda há carência de material, informação e programas. O tema anda não está incluído na nossa cultura. Mesmo sendo ensinado nas escolas é insuficiente para haver educação ambiental”, informou.
Além disso, conforme Alice Silva, a biblioteca móvel também tem o objetivo de beneficiar a comunidade. “O foco dos encontros são a escola municipal e a comunidade ao seu redor”, comentou. A assessora explicou que a Secretaria do Ambiente montou a biblioteca móvel com acervo doado. “Estamos pedindo [material doado] para a ampliação do acervo. Temos livros e conteúdos com linguagem técnica, voltado para professores de ciência”, afirmou.
PARCERIAS – Segundo Alice Silva, para a biblioteca móvel circular entre as escolas precisaria de uma equipe composta por um bibliotecário, um biólogo e um pedagogo. “Para compor essa equipe, fomos buscar parceria com a Secretaria de Cultura e estagiários voluntários. A Secretaria de Obras disponibilizou o motorista. Alunos de universidades e cursos técnicos procuraram pelo programa”, comentou.
Alice Silva explicou que a Biblioteca Móvel Ambiental esteve presente em alguns eventos da cidade, mas vai intensificar as visitas às escolas depois da formação dos professores. “A partir dessa data será montado o cronograma semanal de visita. O tempo que vai permanecer em cada escola vai depender do número de turmas,” ressaltou.
A biblioteca funciona dentro de um ônibus cedido pelo Grupo Itapemirim, a maior empresa de ônibus da América do Sul, que havia sido contatado pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), um dos idealizadores do projeto.
(COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA)